Ayurveda - A Ciência da Vida

A Ayurveda é uma ciência cujo corpo de conhecimento é baseado na observação e na experiência - os mesmos pilares fundamentais da ciência moderna. Falar sobre ela não é simples - é algo como tentar falar sobre a física quântica.


Para facilitar, abordaremos os principais temas na forma de perguntas e respostas.

O QUE É AYURVEDA?

Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do mundo, desenvolvido na Índia, há cerca de 5 mil anos. Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). A medicina Ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.

PORQUE ELA FOI CRIADA?

Por ser barata e eficaz, ela foi desenvolvida para atender à população do continente Indiano que além de numerosa era muito pobre.

ONDE ELA É PRATICADA HOJE EM DIA?

A Ayurveda continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. No Brasil ela está inserida no sistema público de saúde e é praticada principalmente por psicólogos e fisioterapeutas, mas pode ser executada por qualquer profissional, desde que o mesmo faça um curso de especialização na área desejada.

O QUE É DOENÇA PARA A AYURVEDA?

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida.

COMO A AYURVEDA DETECTA AS DOENÇAS? OU PORQUE A AYURVEDA FUNCIONA?

A Ayurveda foca a sua ação de diagnóstico nos pequenos desequilíbrios que tendem a aumentar com o passar do tempo e que, se não forem corrigidos, originarão as enfermidades. Os indicadores de desequilíbrios são qualidades, estados ou comportamentos muito bem mapeados e caracterizados ao longo dos 5.000 anos de existência da Ayurveda, assim como as terapias utilizadas para restabelecer o equilíbrio da saúde.

O QUE SÃO ESSAS QUALIDADES, ESTADOS OU COMPORTAMENTOS?

Os antigos sábios na Índia observaram, que em todo o universo material apenas 5 conjuntos distintos de estados ou qualidades da matéria, percebidos pelos nossos 5 sentidos, poderiam ser possíveis. Tais conjuntos foram chamados de “elementos” (mahabhuta em sânscrito). E com base nessas “qualidades percebidas”, e de forma a simplificar o conceito, cada um desses 5 “elementos” foi associado a algo material que possuísse “tais qualidades” de forma inequívoca. Surgem aqui os 5 “elementos” da Ayurveda que são: o espaço – ou éter, o ar, o fogo, a água e a terra. E as qualidades, propriedades ou estados que cada um representa seriam os seguintes:



1. Elemento Espaço / éter - representa o espaço, o vazio, permite o movimento e é onde os outros quatro elementos se manifestam. Está na essência dos processos de comunicação. Inclui todo o espaço vazio presente no corpo, incluindo boca, nariz, trato gastrointestinal, pulmões e abdômen. Está associado ao som e à audição. Como qualidades o éter é claro, leve, sutil, suave, incomensurável.


2. Elemento Ar – representa o próprio movimento. É a essência de todos os processos que envolvem movimentos no corpo. Ele governa o sistema nervoso e é responsável pela respiração, ingestão e eliminação. É responsável pelo sentido do tato e pela pele. Está na essência de todos os processos que geram gases e nos gases propriamente. Como qualidades o ar é móvel, seco, leve, frio, sutil, áspero



3. Elemento fogo – representa a transformação, a energia radiante. É a essência de todos os processos de transformação do corpo, como a digestão, absorção e assimilação tanto de alimentos quanto de pensamentos. Está associado ao sentido da visão. Como qualidades o fogo é quente, preciso, nítido, leve, seco, sutil



4. Elemento Água - representa a coesão, a fluidez. Em essência é qualquer fluido no corpo, como plasma, fluido intercelular, urina, suor e saliva. Além disso, é responsável pelo paladar. Como qualidades a água é sombria (interfere na propagação de luz), fria, úmida, macia, viscosa, oleosa, líquida



5. Elemento Terra – Representa a estabilidade, força e resistência. Esse elemento está na essência da estrutura, força e resistência do nosso corpo. É responsável pelo olfato e pelo nariz. Como qualidades a terra é pesada, densa, opaca, estática, dura, grosseira.



DOSHAS: AS FERRAMENTAS PRÁTICAS DA AYURVEDA

Existem três combinações estáveis entre os cinco “elementos”. Essas combinações acontecem aos pares e dão origem a 3 combinações características de estados ou qualidades - os doshas, denominados Vata, Pitta e Kapha. Da mesma forma que os 5 “elementos” os doshas não podem ser observados diretamente e somente podem ser percebidos através das suas propriedades, ou qualidades, manifestadas. A composição de cada dosha e suas características principais estão mostrados na figura seguir.

Os 3 doshas podem ser observados em toda parte. Eles não se combinam apenas para formar os elementos da tabela periódica, mas também podemos perceber as suas qualidades manifestas na forma como pensamos, em nossas emoções, nas estações do ano, nas horas do dia, nos ciclos da natureza, em nosso corpo físico e em muitos outros locais e de muitas outras formas.

COMO A AYURVEDA USA OS DOSHAS?

Os doshas manifestam as qualidades de seus elementos de constituição. Desta forma, ao perceber determinadas qualidades/características em determinada pessoa, animal, ou pensamento, por exemplo, podemos associa-las a um determinado dosha. A Ayurveda sabe quais as características de um dosha equilibrado e, portanto, sabe identificar os desequilíbrios e como restabelece-los.

COMO USAR OS DOSHAS PARA REEQUILIBRAR A SAÚDE?

O primeiro passo é identificar qualidades, estados e comportamentos que denotam desvios da situação de um dosha equilibrado e o segundo passo é indicar terapias, hábitos, dietas ou atividades físicas específicos para o reequilíbrio dos doshas em desequilíbrio.

MAS COMO ESSE CONCEITO DOS DOSHAS FUNCIONA NA PRÁTICA?

Tudo na natureza possui um dosha e as terapias, os fitoterápicos e as mudanças de hábitos prescritos pela Ayurveda não são diferentes. Por exemplo, se seu desequilíbrio é em Vata, você deve seguir terapias, dietas e hábitos que tenham qualidades opostas aos do dosha Vata, ou seja, você deve evitar ingerir alimentos frios e secos e dar preferência aos quentes e mais úmidos, além de evitar atividades físicas de muito movimento, como corridas e priorizar exercícios fluidos e lentos como natação ou o Yoga.

QUER TER UMA IDEIA SOBRE O SEU DOSHA?

De forma bem simplificada dá pra ter uma ideia tentando se identificar nas descrições abaixo.

QUAL O PRINCÍPIO DO TRATAMENTO DAS DOENÇAS NA AYURVEDA?

O Ayurveda foca em tratamentos que conduzem tanto a um sistema metabólico saudável quanto a uma boa digestão e excreção. O Ayurveda também assume que existem ciclos naturais (vigília, sono, trabalho, refeições, etc.) e que respeitá-los são importantes para a manutenção da saúde. A higiene, incluindo banhos regulares, limpeza dos dentes, aspiração de óleo, raspagem da língua, cuidados com a pele e lavagem dos olhos, também são práticas importantes. Além do uso de fitoterápicos e produtos naturais o Ayurveda também se concentra em exercícios baseados no Yoga e na meditação. De forma geral o objetivo não é apenas restaurar o equilíbrio do corpo, mas do ser integral – mente, corpo e espírito.

QUAIS TRATAMENTOS A AYURVEDA UTILIZA?

Como um sistema de saúde que considera o ser humano integral, a Ayurveda usa uma infinidade de abordagens nos processos de reequilíbrio da saúde. Para citar alguns: Yoga, massagem, acupuntura, meditação, fitoterapia, readequação de dietas e de hábitos, Krias - ou técnicas de limpeza do corpo utilizadas no Yoga, terapias com vapor entre outras.

A AYURVEDA É CIÊNCIA?

A Ayurveda é uma filosofia cujo corpo estruturado de seu conhecimento é baseado na observação e na experiência - que são os pilares fundamentais da ciência moderna. No entanto, as bases da Ayurveda não podem ser medidas pelos instrumentos e métodos usados pela ciência moderna, mas as terapias - a parte mais aplicada desse conhecimento, podem e têm sido muito investigadas.

A AYURVEDA TEM SUPORTE DA CIÊNCIA?

Aparte do que não é possível ser investigado pela ciência moderna, é possível citar as duas áreas da Ayurveda mais intensamente investigadas: as áreas terapêutica e das plantas medicinais ayurvédicas. Na área dos fitoterápicos existem centenas, talvez milhares, de exemplos de plantas estudadas com ação comprovadas cientificamente e é fácil encontrar inúmeros “Manuais Oficiais” de uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – vide este do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo de abril/2019: http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf.

Das muitas terapias recomendadas pela Ayurveda três têm sido amplamente estudadas e com muito resultado positivo comprovando a sua efetividade: a Meditação, a acupuntura e o Yoga.

QUAIS SÃO AS BASES FILOSÓFICAS DA AYURVEDA?

O Ayurveda se inspira no Samkhya, uma das correntes filosóficas mais importantes da Ayurveda e que embasa também o Yoga, o Budismo e o Jainismo. Ela estuda e classifica todo o processo através do qual o universo se manifesta tendo como objetivo principal o cessar do sofrimento e da dor.

QUAIS AS BASES CONCEITUAIS DO AYURVEDA?

As ferramentas da Ayurveda partem do pressuposto básico que duas realidades eternas indestrutíveis se unem para formar a matéria que percebemos. Uma delas é chamada de Purusha - Consciência ou Ser, e a outra chamada Prakriti - Matéria.

Assim, para a Ayurveda, corpo e mente estão interconectados, sendo a mente poderosa o suficiente para curar o corpo. Mas o corpo somente pode ser curado quando a consciência de si mesmo se expande.

O QUE É PURUSHA?

Purusha se refere ao espírito ou energia consciente que governa a vida e a realidade e que existe além do tempo e espaço e se combina com Prakriti para formar este mundo material.

O QUE É PRAKRITI?

Prakriti é o estado natural ou original de algo ou de um ser. Prakriti é a energia criativa primária, o potencial para a criação, sendo por isso uma "força" feminina. Ela manifesta o mundo material para que a Consciência pura (Purusha) possa experimentar ou testemunhar.

COMO O CONCEITO DE PRAKRITI SE RELACIONA COM A AYURVEDA?

A Ayurveda trata do que está manifestado, do que é material, e a matéria se manifesta a partir de Prakriti. Entender esse processo é entender as bases da Ayurveda. E nesse processo Prakriti transfere suas qualidades primordiais (Gunas) à matéria. São três essas qualidades, ou gunas: Satwa, Rajas e Tamas


· Satwa representa a essência original de Purusha – o imanifesto, atemporal, adimensional.

· Rajas representa o potencial criativo, o movimento em direção ao processo de manifestação e a própria essência do processo de manifestação de Prakriti

· Tamas representa o final do processo, o já manifestado, a essência da estrutura da matéria


A interação entre essas três qualidades/estados é que dão dinamismo, movimento e ao mesmo tempo estabilidade à força de Prakriti no mundo, permitindo o constante movimento do equilíbrio dinâmico inerente a todos os processos na natureza.


Entender a dinâmica das relações entre essas três qualidades é a base para entender o equilíbrio no mundo material.

MAS COMO TODO ESSE CONHECIMENTO FILOSÓFICO SE REFLETE NA PRÁTICA?

Se existe um equilíbrio natural e inerente às três qualidades de Prakriti, entende-las, mapeá-las e transforma-las em um corpo de conhecimento aplicado e útil na manutenção deste equilíbrio, este é o campo da Ayurveda.

ENTÃO, CONCEITUALMENTE O QUE SERIA UMA SAÚDE EQUILIBRADA PARA A AYURVEDA

Uma saúde equilibrada pressupõe doshas equilibrados, que por sua vez pressupõe equilíbrio entre as qualidades de Prakriti (satwa, rajas e tamas). Isso aponta para a uma manifestação de Prakriti de acordo com as “leis naturais”. Portanto uma saúde em equilíbrio indica processos ocorrendo de acordo com "leis naturais", que já foram mapeadas e sistematizadas pela Ayurveda para garantir nossa saúde.

QUER SABER SEU DOSHA COM PRECISÃO E REEQUILIBRAR A SUA SAÚDE?

Agende o seu aconselhamento Ayurvédico aqui no Espaço Kandala. Clique aqui para agendar



REFERÊNCIAS





58 visualizações0 comentário